Falta de previsibilidade na produção da sua empresa? Veja como resolver!

Falta de previsibilidade na produção da sua empresa?

A previsibilidade pode impulsionar uma organização, mas a sua falta gera impactos negativos. Saiba o que fazer nesse momento delicado.

A falta de previsibilidade na produção é um grande problema para a organização, uma vez que gestores não sabem quais decisões tomar devido ao futuro incerto. Por outro lado, se houvesse a possibilidade de ter informações sobre o que está para acontecer nos negócios seria possível direcionar os esforços para o ponto correto.

A questão é que a falta de previsibilidade pode estar relacionada a fatores externos como uma crise econômica ou a problemas internos como não mensurar os resultados. Em ambos os casos ela acarreta problemas que geram impacto negativo, mas eles podem ser resolvidos.

Os problemas causados pela falta de previsibilidade

Previsibilidade

Não trabalhar a previsibilidade pode colocar toda a organização em risco e não apenas a produção, uma vez que os negócios dependem do produto desse esforço. Entre os principais problemas, podemos apontar:

As decisões não seguras: ter de adotar uma medida sem ter muita segurança é um risco para os negócios. Isso pode acarretar perdas financeiras, de mercado e a um possível colapso da organização, ficando difícil de reverter o quadro posteriormente.

Ficar repensando as decisões: como não há muita certeza do que está por vir, podem ser tomadas decisões que geram arrependimento ou fazem repensar se a escolha foi realmente certa.

Falta de conhecimento da demanda: sem a previsibilidade não se sabe qual será a real demanda, assim clientes deixam de ser atendidos por falta de recursos ou ocorre uma produção inflada, fazendo com que os produtos fiquem parados em estoque.

Resolvendo os problemas da produção

Resolver o problema de falta de previsibilidade vai exigir que a empresa adote uma postura pró ativa, tendo um controle de seus indicadores e se antecedendo a influências externas. Algumas atitudes devem ser seguidas.

Leia também Mapeamento de Processos para PME – Como fazer?

Antecipar resultados e tendências: conhecer a curva produtiva e ter acesso aos indicadores ajuda a prever propensões e se preparar para as mudanças de cenário. Deixar os dados à vista com quadros de gestão, permitem que o acompanhamento seja diário e mais eficiente.

Reagir no curto prazo: se os fatores externos influenciam na previsibilidade é preciso tomar decisões rápidas para que a produção não seja prejudicada. Conhecer os indicadores ajudará a fazer a escolha certa.

Envolver colaboradores: os funcionários precisam estar cientes de tudo o que acontece com os negócios e quando houver alguma mudança, precisam se adaptar a ela. Se todos souberem o que acontece na empresa, no momento necessário será possível contar com a ajuda d os membros. Uma forma de mantê-los informados é com quadros de avisos.

Rever os processos: ajustes nos métodos de trabalho podem minimizar erros que eram previsíveis, mas que não haviam recebido a devida atenção. Ao fazer esse ajuste é possível melhorar a qualidade e fechamento de potenciais negócios.

A previsibilidade pode fazer toda a diferença nos negócios, quando se tem uma visão de um cenário futuro as decisões são mais acertadas. Portanto, a empresa deve se planejar e agir de forma que os indicadores sejam gerados e acompanhados para não ser pega desprevenida.

Reorganize os gestores e conte com os quadros de aviso para reduzir o problema com a falta de previsibilidade.

 

Comentários
Whatsapp