Gestão visual da produção: Você consegue enxergar o andamento dos projetos?

Depois de elaborar um projeto é preciso que ele seja colocado em prática e, durante a execução é necessário que haja a gestão visual da produção. A questão é que muitos profissionais apenas fazem o acompanhamento por meio de softwares e dessa forma não se informam constantemente como os processos estão andando. Quando não há uma verificação constante do que está ocorrendo é bastante comum que comecem a acontecer alguns problemas. Por sua vez, isso acaba impactando não apenas no projeto que está em execução como também a empresa de uma forma geral. 

Receba nossas dicas!

Os problemas quando não há gestão visual da produção

Como dito, quando se deixa de fazer a gestão visual da produção começam a ocorrer alguns problemas e eles podem ser simples ou bem complexos. Dentre uma das coisas comuns que acontecem está a perda do prazo. Inicialmente essa pode ser de apenas alguns minutos e com a falta de monitoramento é possível que existam atrasos de dias ou até mesmo meses. Logo, o cronograma deixa de ser cumprido e desencadeia uma série de gargalos. Outro resultado da falta de gestão visual da produção é o retrabalho, pois, se uma tarefa está sendo feita de forma errada e gera peças com defeito, produtos ou serviços mal-acabados, eles terão de ser refeitos. Com isso é preciso dedicar mão de obra e tempo para arrumar o que estava incorreto. Leia também Quadro de gestão à vista: 5 motivos para você implementar

A qualidade do serviço pode ser afetada

Os fatores já citados impactam na qualidade do que será entregue, afinal, se existem erros na produção significa que o produto não está conforme. Os custos para arrumar os erros e recuperar o tempo atrasado ficam altos, fazendo com que o projeto inicial tenha um aumento no valor. Para finalizar existe a perda da credibilidade, tanto com clientes internos como externos. Internamente os demais profissionais e setores entendem que o projeto não foi acompanhado corretamente e deixam de confiar no gestor ou na equipe responsável. Já o mercado fica na expectativa de receber algo que não chega e futuramente terá dúvidas se deve fechar o negócio com a organização. Leia também Produtividade e qualidade: Como aliar os dois temas?

Como fazer a gestão visual da produção de forma simples

A gestão visual da produção é uma das formas mais simples de fazer o acompanhamento de um projeto ou qualquer outra tarefa que esteja sendo executada, talvez, por esse motivo acabe sendo negligenciada. Para que a sua empresa não cometa esse erro e faça o processo correto, primeiro deve escolher locais para fixar os quadros. Esses devem estar visíveis aos gestores e também a operação para que possam acompanhar o andamento. A atualização das informações devem ser constantes e pode-se estipular tempos, por exemplo, a cada 1 ou 3 horas, conforme a necessidade. Se preciso utilize mais de um quadro para que nenhum dado relevante seja esquecido e sempre garanta que o cronograma está sendo cumprido. A gestão visual da produção é algo simples e que pode evitar muitos problemas como perdas financeiras e de credibilidade. Portanto, empresas que ainda não utilizam essa metodologia podem se tornar pouco produtivas e competitivas. Conheça nossos quadros de gestão!
Comentários
Whatsapp