Quadro informativo: A comunicação certeira para os colaboradores

O endomarketing ou comunicação interna é algo que ainda precisa ser muito trabalhado em diversas empresas, pois, caso não haja um relacionamento eficiente é possível haver falhas na hora de se comunicar com toda empresa referente a um determinado assunto. Uma forma de driblar essa dificuldade é com o quadro informativo. A grande pergunta que muitos empresários se fazem é, “qual a importância de ter uma comunicação que funcione? ”. Existem diferentes respostas para essa questão, mas, alguns pontos podem ser apontados como essenciais para o funcionamento da empresa. Infográfico

Garantir uma comunicação rápida e eficaz com o quadro informativo

Um quadro informativo não é apenas mais um recurso fixado em uma parede, ele é um canal de comunicação eficaz. Por ser de fácil acesso, todos os colaboradores podem se informar do que está acontecendo, principalmente, se o quadro estiver em um ponto estratégico. Para isso ele deve ser colocado em um local que haja grande circulação dos colaboradores.  Os informativos devem ser atrativos para que sempre que alguém passar na frente tenha interesse em ver e consiga facilmente identificar o que há de novo.

Garantir o alinhamento dos colaboradores

Se as pessoas estão informadas sobre o que está acontecendo, conseguem ficar alinhadas com os princípios da empresa. Por exemplo, se no momento serão contratados novos colaboradores e isso exigirá que o time atual auxilie os novos companheiros, eles saberão com antecedência. Com esse conhecimento, podem se preparar para aumentar as equipes, pensar em estratégias para acolher os novatos e caminhar com a expansão da organização. Receba nossas dicas!

Evitar rumores

O bom clima organizacional pode ser estragado por rumores que surgem e que muitas vezes não retratam a realidade. O quadro informativo é um canal oficial de comunicação da empresa com o público interno e pode ser utilizado para sanar as dúvidas e acabar com informações que não são verídicas. Atualizar as informações constantemente e colocar notas para desmentir rumores é uma ótima maneira de evitar que transtornos se propaguem e acabem trazendo prejuízos materiais, morais e financeiros.

Melhorar a imagem se mostrando uma empresa transparente

Empresas que são transparentes, ou seja, as que não tem nada a esconder tem uma imagem melhor. Se começar a trabalhar isso dentro da sua organização, ganhará credibilidade com o público interno e esse o representará na sociedade. Logo, o hábito de publicar no quadro informativo pode ser levado para outros meios e ampliar a transparência que deseja transmitir. Novos públicos são atingidos e a reputação da organização melhora com todos. Leia também: Conheça 4 indicadores de desempenho de processos

Aumentar a satisfação dos colaboradores com o quadro informativo

Quando as pessoas estão cientes do que acontece dentro da empresa na qual trabalham, se sentem pertencentes a ela. O resultado é que ficam mais satisfeitas por não serem excluídas e se tornam mais engajadas. Inclusive, o quadro informativo pode ser usado para reconhecer os talentos, por exemplo, colaboradores que se destacaram, os aniversariantes do mês e assim por diante. A comunicação não precisa ser vista como uma barreira, ela pode ser uma aliada quando realizada de forma correta. O quadro informativo é um ótimo canal para garantir que a informação chegue a todos e que assim a linguagem seja única no ambiente de trabalho. Conheça nossos quadros de gestão!
Comentários