Conheça 4 indicadores de desempenho de processos

indicadores de desempenho de processos

Os objetivos planejados estão sendo alcançados dentro da sua empresa? Os projetos são entregues com qualidade e no prazo? Existem indicadores de desempenho de processos sendo utilizados?

Se as respostas para essas perguntas forem não, a sua organização pode estar com sérias dificuldades para realizar as tarefas e consequentemente alcançar as metas estipuladas. A questão é: Quais os motivos para isso acontecer?

Na maioria das vezes o problema está na ausência de processos, ou seja, não existem procedimentos claros a serem seguidos, o que ocasiona a falta de padrão, má execução e dificuldade para acompanhar o processo produtivo.

Se existe um fluxo de trabalho definido e mesmo assim ocorrem todas essas falhas, o desvio pode estar na ausência de indicadores de desempenho de processos.

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Indicadores de desempenho de processos

Mensurar cada atividade de forma adequada é essencial para garantir o atingimento de metas e bom funcionamento da organização. Conheça alguns indicadores de desempenho de processos que podem ser utilizados.

  1. Indicador de produtividade

A produtividade ajuda a medir a capacidade de entrega da empresa com relação aos seus recursos. Podemos exemplificar com uma máquina antiga capaz de produzir 10 itens por hora e uma mais nova com capacidade de 30 itens por hora.

Nesse caso, é possível verificar que se consegue aumentar a entrega utilizando um equipamento mais novo. Esse mesmo conceito é válido para mensurar a capacidade produtiva de cada funcionário.

Leia também: Processos de uma empresa: Por que é importante fazer o mapeamento?

  1. Indicador de qualidade

Ele faz uma relação entre o que foi produzido e as peças que apresentaram defeito. Para entender melhor, suponha que sejam produzidos 1.000 itens, desses 7 apresentaram algum defeito ao final do processo e isso faz com que sejam considerados não conformes.

Esses itens com problema indicam que o índice de qualidade é de 93%, sendo preciso estabelecer um patamar mínimo para considerar adequado. É muito importante fazer esse controle, pois, os consumidores não querem adquirir produtos com defeito e se isso acontecer pode causar uma imagem negativa da empresa.

A qualidade pode ajudar controlar o desperdício, quanto maior a conformidade no processo produtivo menos material será descartado.

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  1. Indicadores de lucratividade

Ele ajuda a entender qual o lucro que a empresa tem em relação ao que vende. Vamos supor que foram vendidos R$ 200 mil em mercadorias e o lucro foi de R$ 20 mil, ou seja, 10% do total.

Com base nisso é possível saber se a empresa é viável financeiramente. Ela também auxilia quando são feitos ajustes nos processos, com base nos resultados dos lucros se tem conhecimento se a nova metodologia é mais vantajosa.

4. Indicador de eficácia

Ele faz a relação entre os resultados planejados e os obtidos. Conforme os números, é possível se a empresa está agindo de forma correta ao trabalhar os indicadores de desempenho de processos, o fluxo de produção, recursos e valores.

Com base nele também é possível identificar se o planejamento está objetivando resultados possíveis de serem atingidos ou se trabalha com indicadores inviáveis de acordo com o que se tem.

Existem muitos outros indicadores de desempenho de processos como de eficiência, capacidade, competitividade, etc. Cabe à empresa escolher os mais adequados para ajudar no controle produtivo e fazer o acompanhamento para que desvios sejam rapidamente detectados e corrigidos.

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