Os objetivos planejados estão sendo alcançados dentro da sua empresa? Os projetos são entregues com qualidade e no prazo? Existem indicadores de desempenho de processos sendo utilizados?
Se as respostas para essas perguntas forem não, a sua organização pode estar com sérias dificuldades para realizar as tarefas e consequentemente alcançar as metas estipuladas. A questão é: Quais os motivos para isso acontecer?
Na maioria das vezes o problema está na ausência de processos, ou seja, não existem procedimentos claros a serem seguidos, o que ocasiona a falta de padrão, má execução e dificuldade para acompanhar o processo produtivo.
Se existe um fluxo de trabalho definido e mesmo assim ocorrem todas essas falhas, o desvio pode estar na ausência de indicadores de desempenho de processos.
Indicadores de desempenho de processos
Mensurar cada atividade de forma adequada é essencial para garantir o atingimento de metas e bom funcionamento da organização. Conheça alguns indicadores de desempenho de processos que podem ser utilizados.
Indicador de produtividade
A produtividade ajuda a medir a capacidade de entrega da empresa com relação aos seus recursos. Podemos exemplificar com uma máquina antiga capaz de produzir 10 itens por hora e uma mais nova com capacidade de 30 itens por hora.
Nesse caso, é possível verificar que se consegue aumentar a entrega utilizando um equipamento mais novo. Esse mesmo conceito é válido para mensurar a capacidade produtiva de cada funcionário.
Leia também: Processos de uma empresa: Por que é importante fazer o mapeamento?
Indicador de qualidade
Ele faz uma relação entre o que foi produzido e as peças que apresentaram defeito. Para entender melhor, suponha que sejam produzidos 1.000 itens, desses 7 apresentaram algum defeito ao final do processo e isso faz com que sejam considerados não conformes.
Esses itens com problema indicam que o índice de qualidade é de 93%, sendo preciso estabelecer um patamar mínimo para considerar adequado. É muito importante fazer esse controle, pois, os consumidores não querem adquirir produtos com defeito e se isso acontecer pode causar uma imagem negativa da empresa.
A qualidade pode ajudar controlar o desperdício, quanto maior a conformidade no processo produtivo menos material será descartado.
Indicadores de lucratividade
Ele ajuda a entender qual o lucro que a empresa tem em relação ao que vende. Vamos supor que foram vendidos R$ 200 mil em mercadorias e o lucro foi de R$ 20 mil, ou seja, 10% do total.
Com base nisso é possível saber se a empresa é viável financeiramente. Ela também auxilia quando são feitos ajustes nos processos, com base nos resultados dos lucros se tem conhecimento se a nova metodologia é mais vantajosa.
4. Indicador de eficácia
Ele faz a relação entre os resultados planejados e os obtidos. Conforme os números, é possível se a empresa está agindo de forma correta ao trabalhar os indicadores de desempenho de processos, o fluxo de produção, recursos e valores.
Com base nele também é possível identificar se o planejamento está objetivando resultados possíveis de serem atingidos ou se trabalha com indicadores inviáveis de acordo com o que se tem.
Existem muitos outros indicadores de desempenho de processos como de eficiência, capacidade, competitividade, etc. Cabe à empresa escolher os mais adequados para ajudar no controle produtivo e fazer o acompanhamento para que desvios sejam rapidamente detectados e corrigidos.
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de cookies. Concordo
Política de cookies
Privacy Overview
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.