Processos de uma empresa: Por que é importante fazer o mapeamento?

As organizações possuem diversos objetivos a serem atingidos e para que se consiga chegar no patamar desejado é preciso que existam os processos de uma empresa. Neste tipo de processo, cada etapa que será realizada pelo colaborador deve ser planejada para que ele receba a demanda, saiba o que executar e entregue o produto ou serviço correspondente as responsabilidades deles. Sem que haja o processo de uma empresa pode acontecer um descontrole sobre a produção, isso porque as tarefas são executadas de qualquer forma, não existem prazos e as entregas não têm qualidade. Dessa forma, fica claro que os processos são os responsáveis pelo bom funcionamento de qualquer organização, entretanto, eles são mutáveis e podem ser modificados sempre que houver necessidade. Para entender quando eles estão adequados ou precisam ser aprimorados, o mapeamento tem um importante papel. Com base nesse levantamento é possível entender se a execução está seguindo o fluxo programado, se atende as expectativas e se existem pontos de gargalos e melhorias que podem ser implementados. Infográfico

Ganhos com os processos de uma empresa

Após fazer o mapeamento é possível garantir que os processos de uma empresa funcionarão conforme o planejado, porém, o acompanhamento deve ser constante. Quando a gestão consegue ter fluxos que funcionam de maneira conforme, os benefícios são facilmente observados. Veja alguns deles.

Controlar as etapas dos processos de uma empresa

O mapeamento ajuda a entender melhor as etapas e os processos de uma empresa, definindo assim, como elas devem ser executadas. Com as informações em mãos fica mais fácil controlar o fluxo e rapidamente identificar se existem desvios. No caso de irregularidades, podem ser adotadas medidas rápidas visando evitar prejuízos e enfrentar as dificuldades de forma mais assertiva conforme a origem do problema. Leia também Quadro Kanban: Como esse sistema pode aumentar a produtividade das empresas?

Aumentar a produtividade

Com os processos de uma empresa mapeados consegue-se eliminar as horas ociosas, diminuir o tempo em que se discute sobre quais processos serão adotados e dúvidas na execução. Rapidamente as equipes conseguem entender o que deve ser feito e focam as energias em tarefas essenciais. Com essa mudança é possível notar um aumento rápido da produtividade.

Melhorar a comunicação

Todos na organização falarão a mesma linguagem, não importa o nível hierárquico ou a tarefa que executam. A linguagem utilizada será universal e isso permite que haja facilidade no entendimento e na transmissão da mensagem. Logo, as conversas são objetivas e há uma compreensão imediata do que foi dito. Leia também Quadro de gestão à vista: 5 motivos para você implementar

Aprimorar o produto ou serviço

Os produtos são feitos para atender as necessidades dos clientes e quando existe um levantamento do que os consumidores esperam e alinhamento com o que é produzido, a qualidade se eleva. Quando as expectativas são superadas, o consumidor consegue ter a percepção de uma qualidade superior. Combinado a isso, o bom atendimento pode colocar a organização na liderança do mercado. Quando se mapeia os processos de uma empresa se identificam os pontos de melhoria e os gargalos. Dessa forma, é possível aprimorar todo o fluxo, garantir que a produção funcione melhor e os resultados sejam notados tanto por clientes internos como externos. Conheça nossos quadros de gestão!
Comentários
Whatsapp