Quadro Kanban: Como esse sistema pode aumentar a produtividade das empresas?

Quadro Kanban

Você já ouviu falar no Quadro Kanban? Ou sabe quais os benefícios de usá-lo na sua empresa? Inicialmente esse procedimento foi aplicado em empresas japonesas, principalmente em indústria de automóveis como a Toyota, que deu o passo inicial.

Antes de nos aprofundamos nesse assunto, é interessante falarmos do conceito por trás dessa ferramenta que pode auxiliar na produtividade dos seus funcionários.

Bem, a palavra Kanban é de origem japonesa que na tradução literal significa cartão ou sinalização. É por meio desses cartões ou sinalizações que é possível avaliar e acompanhar o andamentos de fluxo de produção, não só em indústrias, mas também em empresas que possuem vários processos.

Como funciona o Quadro Kanban?

Os cartões normalmente são coloridos, podem e devem ser fixados em espaços comuns dentro da sua empresa, como: murais ou sistemas eletrônicos nos computadores.

No cartão é feita uma pequena descrição da atividade a ser feita, como a data de início e término.

O principal objetivo do Quadro Kanban é facilitar a visualização e a interpretação de informações referente ao desenvolvimento do trabalho diário, melhorando assim a comunicação entres os colaboradores.

Receba nossas dicas!

Tipos de Kanban

Existem dois tipos de Quadro Kanban que podem ser usados, veja quais são:

  • Kanban de produção: ele funciona como uma ferramenta que calcula quanto tempo é usado para produzir algo específico.
  • Kanban de movimentação: é usado para que todas as etapas de um processo sejam identificadas com facilidade.

Leia também Quadro de gestão à vista: 5 motivos para você implementar

Benefícios

Podemos dizer que o principal benefício do Quadro Kanban é a melhora de produtividade dos seus funcionários ou do seu negócio com um todo, seguindo os seguintes passos:

  • Um planejamento flexível: onde é possível priorizar as atividades que são mais urgentes ou que tragam mais resultados, podendo assim fazer alteração sempre que o gestor achar que for necessário.
  • Workflow: melhora a visualização do que está sendo feito ou que ainda precisa ser executado, deixando claro todos os processos e auxiliando na identificação de desperdícios de tempo ou material.
  • Desenvolvimento mais ágil: com o Quadro Kanban fica muito mais fácil desmembrar as tarefas que precisam ser realizadas para um grande objetivo, desse jeito fica mais fácil de fazer revisões, diminuindo drasticamente a quantidade de erros e retrabalho.
  • Melhora na comunicação: por ser uma ferramenta 100% visual, fica muito mais fácil saber quais são as próximas etapas na produção e as devidas orientações para executa-las.

Conheça nossos quadros de gestão!

Comentários
Whatsapp