Quadro magnético: Quais suas aplicações?

Quadro magnético

O quadro magnético é um recurso simples, mas que promove grandes resultados para as empresas. Trata-se de uma espécie de mural que permite que sejam realizadas anotações com canetas específicas e que podem ser apagadas com facilidade. Ele também possui uma superfície magnetizada que proporciona a fixação de ímãs.

Esse recurso pode ser utilizado por qualquer organização que busque melhorar a sua forma de comunicação e organização, pois, não exige grandes conhecimentos e possui versatilidade. É possível ter um quadro magnético personalizado, por exemplo, para uma atividade específica como planejamento, controle de produção entre outros.

As aplicações do quadro magnético

Devido à flexibilidade do quadro magnético, ele pode ser utilizado em diferentes situações dentro de uma empresa e ajudar a alcançar os objetivos. Conheça algumas delas.

Receba nossas dicas!

Organizar as tarefas dos colaboradores

Por ser de fácil visualização, se consegue alocar os colaboradores nas tarefas que precisam ser realizadas e acompanhar quais eventos estão cobertos ou precisam de mais recursos humanos.

É possível mudar as atividades que os funcionários deverão participar com facilidade, seguindo a demanda da empresa e não deixando que ninguém fique ocioso ou sobrecarregado.

Leia também Melhoria de processos: O que é e como pode ajudar minha empresa?

Melhorar a comunicação interna

Quando fixado em um local de grande circulação, o quadro magnético pode ser utilizado como um mural de comunicação recebendo anúncios fixos por ímãs ou comunicados escritos à caneta.

Por chamar a atenção, onde ele estiver os colaboradores saberão que se trata de uma forma de comunicação e ficarão atento às notícias e novidades, o que faz com que todos fiquem cientes do que está acontecendo na empresa.

Garantir o acompanhamento da produtividade da maneira fácil

Agilizar o acompanhamento da produção é o que muitas empresas buscam e para isso é necessário saber sobre os indicadores atualizados. Em vez de sentar na frente do computador e ficar analisando relatórios longos e complexos, pode-se colocar os números principais que precisam ser observados no quadro magnético.

Se o quadro for personalizado fica ainda mais fácil, pois, basta preencher as lacunas e saber o que está de acordo com o planejamento e o que precisa ser melhorado apenas visualizando informações resumidas e que não consomem muito tempo de análise.

Leia também Quadro Kanban: Como esse sistema pode aumentar a produtividade das empresas?

Criar um planejamento simplificado

As empresas precisam realizar um planejamento para saber quais rumos devem seguir e ele pode ser longo e extenso. O acompanhamento diário ou periódico do planejamento, pode ser dificultado se toda vez for necessário reler todo o texto para saber sobre o seu andamento.

O quadro magnético permite que isso seja feito de forma simplificada, com um resumo das informações sobre ações a serem realizadas, prazos, percentual já concluído e outros. Além disso, ele pode ser usado para fazer o caminho inverso, começar o planejamento de forma resumida e depois ser detalhado em outro material, isso agilizaria as reuniões e pouparia tempo.

Por ser versátil, o quadro magnético pode ser utilizado em outras finalidades, bastando a empresa encontrar uma forma de atender às suas necessidades. Em todas as situações, o benefício é ter um controle simplificado dos processos e garantir que os colaboradores consigam se manter informados.

Conheça algumas opções de quadro magnético e veja como podem ser úteis na sua empresa.

Conheça nossos quadros de gestão!

Comentários
Whatsapp