Quadro de controle e gerenciamento: Como ele pode te ajudar com a gestão da produção?

Quadro de controle e gerenciamento

A produção exige um acompanhamento constante para que o fluxo seja seguido, não haja gargalos e se consiga obter qualidade nos produtos e serviços. Por conta disso, muitas empresas já adotaram o quadro de controle e gerenciamento, uma forma de gestão à vista bastante eficiente.

Fica fácil entender isso quando observamos que boa parte das informações do cotidiano são recebidas por meio visual. Por exemplo, no trânsito as placas conseguem transmitir uma informação com poucos dados, o mesmo ocorre em lojas, espaços públicos e outros. Dentro de uma empresa também é possível adotar essa metodologia.

Com isso podemos perceber que a comunicação visual do quadro de controle e gerenciamento pode ser bastante eficiente e quanto mais ele for utilizado maior será a efetividade.

Receba nossas dicas!

Como montar um quadro de controle e gerenciamento?

A empresa que pretende utilizar um quadro de controle e gerenciamento pode fazer isso com diferentes finalidades e se preciso pode adotar mais de um quadro simultaneamente.

A confecção do quadro pode ser feita por uma empresa especializada como a Quadrimark, que cria o conteúdo de acordo com as necessidades do cliente. Outra possibilidade é adotar um que seja padrão, nesse caso ele pode não ser tão eficaz quando um feito sob medida.

A criação precisa envolver um certo planejamento, pois, deve-se pensar em quais informações serão inseridas, a forma de atualização (cartões, informações escritas, adesivos, etc.), local de fixação e outros.

Leia também Como montar um Kanban?

Com base no que se pretende apresentar é possível montar o layout e determinar as dimensões, é preciso que ele possa ser visto a pelo menos 1 metro de distância.

Lembre-se que as informações precisam ser objetivas, por isso, nada de sobrecarregar de dados. O quadro de controle e gerenciamento deve ter uma linguagem que todos na empresa compreendam, assim, quando verificado poderá transmitir a mensagem corretamente.

Benefícios do quadro de controle e gerenciamento

Permite analisar os dados com rapidez, pois, eles estão visualmente acessíveis e com informações resumidas e objetivas do que se precisa saber. Por exemplo, quando se opta por um quadro de controle e gerenciamento que utiliza o Kanban, os cartões coloridos permitem saber o andamento do processo sem que seja necessário analisar textos ou planilhas.

O acompanhamento constante da produção é outro ganho que se tem com ele, pois, é possível acompanhar o que já foi iniciado, o que está em andamento e o que foi finalizado. Esse controle facilita para que sejam identificados gargalos e que caso esses sejam constantes, rapidamente podem ser adotadas medidas corretivas e retornar a produção ao seu nível padrão.

Outro benefício do quadro de controle e gerenciamento é a redução de desperdício e estoque sobrecarregado já que uma das aplicações pode ser para o controle de estoque. Os dados podem incluir a quantidade existente no estoque, a data de vencimento de produtos perecíveis e outros.

Leia também Por que os quadros de gestão à vista da Quadrimark são sua melhor opção?

Eles permitirão saber se existem itens que estão próximos a data de vencimento e precisam ser utilizados logo para não serem perdidos, e ter um estoque mais enxuto gera uma economia com relação à utilização do espaço.

O quadro de controle e gerenciamento pode ajudar de diferentes formas na produção de qualquer organização, basta ter os quadros certos para cada um dos processos.

Conheça nossos quadros de gestão!

Comentários
Whatsapp