Gerenciamento de tempo: 5 estratégias para otimizar seu dia de trabalho

Gerenciamento de tempo

Você já deve ter pensado em como seria bom se o dia tivesse mais de 24 horas para dar conta de todas as suas tarefas, não é mesmo? Uma boa saída para as suas atividades acumuladas é usar o processo de gerenciamento de tempo.

Saber administrar bem o seu horário melhora muito o seu desempenho profissional e pessoal. Para isso, é preciso definir quais obrigações são prioridade, você pode fazer isso com a ajuda de uma agenda.

Quais as vantagens do gerenciamento de tempo?

Além de conseguir realizar todas as suas atividades do dia de forma tranquila, saber administrar a rotina traz muitos outros benefícios. Veja alguns deles a seguir:

  • Diminui o estresse;
  • Aumenta o tempo livre;
  • Diminui o retrabalho;
  • Prioriza o que é necessário;

Para conseguir todas essas vantagens, nós separamos algumas estratégias para que você possa colocar em prática.

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Faça um planejamento

A agenda física ou virtual é uma das melhores ferramentas para o gerenciamento de tempo. Muitas pessoas hoje, deixaram as velhas agendas de lado e passaram a usar os famosos planners.

Neles é possível fazer o planejamento do seu dia, semana e mês. Dessa forma, é possível se organizar e definir quais vão ser as prioridades na rotina à pequeno e longo prazo.

Defina prazo

No gerenciamento de tempo é excelente que prazos sejam definidos para cada tarefa que vai ser executada no dia.

Estipule um tempo que seja realístico, para que você consiga fazer a atividade de forma tranquila e sem correria, evitando que o trabalho volte por conta de erros por falta de atenção.

Fuga das redes sociais

Ficar desconectado pode ser uma tarefa bem difícil, já que por conta das redes sociais o fluxo de mensagens recebidas é gigantesco, seja de assuntos pessoais ou profissionais.

Mas, na hora de executar o seu trabalho elas podem atrapalhar muito e tirar a sua atenção do que realmente é importante.

O interessante para o seu gerenciamento de tempo é estipular um horário para checar o seu celular e depois voltar ao trabalho.

Separe o tempo para checar os e-mails

Assim como as mensagens das redes sociais, os e-mails podem tirar a sua concentração durante o período em que você está executando uma tarefa.

Para que não haja quebra de raciocínio é melhor definir um horário específico para resolver todas as demandas que chagam na sua caixa de correio eletrônico.

Saiba dizer não

Uma das coisas que pode atrapalhar o seu gerenciamento de tempo, é aceitar atividades quando já se está sobrecarregado. Acatar todos os pedidos que te fazem pode prejudicar a qualidade do trabalho que você está fazendo e do que ainda precisa ser feito.

Por esse motivo, saiba dizer não de uma forma educada. Se possível tente dialogar para encaixar essa atividade em um outro dia em que você esteja com mais tempo livre.

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Veja a diferença

Aplique essas pequenas dicas no seu dia a dia para melhor o seu gerenciamento de tempo, para que haja um bom resultado é preciso ter muita disciplina para que o seu planejamento seja perfeito e você consiga enxergar a diferença na sua rotina.

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