Quadro de planejamento: Por que utilizá-lo em sua empresa?

Quadro de planejamento

Fazer o planejamento de uma empresa é muito importante, porém, não é raro ver organizações que pulam essa etapa e partem logo para a ação. Fazer acontecer é muito importante, porém, quando não se tem um quadro de planejamento para se seguir dificilmente a empresa saberá qual caminho percorrer.

Se não existe um estudo e organização de quais são os objetivos e metas a serem alcançados, os resultados costumam ser negativos. Cada setor acaba fazendo da forma que acha que deve ser feito, a gestão não fica ciente do que está acontecendo e a empresa começa a perder espaço para seus concorrentes, pois, os clientes não conseguem entender o negócio.

O quadro de planejamento é uma ferramenta que pode ajudar a concretizar esta etapa de gerenciamento e trazer uma série de benefícios. Conheça alguns motivos para que ele seja implementado.

Infográfico

Fácil visualização

O quadro de planejamento deve ficar exposto e assim é possível permitir que o acompanhamento seja realizado com facilidade. Qualquer pessoa que passar próximo a ele saberá quais são os objetivos e metas que a empresa pretende atingir.

Apesar de ser de fácil entendimento, é indicado orientar os colaboradores como ele funciona e sanar as dúvidas. Isso faz com que ele se torne uma ferramenta de trabalho que deve ser consultada com frequência.

O ideal nesse caso, é ter um quadro personalizado conforme com as necessidades da empresa, assim, poderão ser colocadas as informações mais relevantes para que as tarefas sejam executadas.

Leia também Processos de uma empresa: Por que é importante fazer o mapeamento?

Receba nossas dicas!

Compartilhar as informações com o quadro de planejamento

Um dos grandes benefícios é a facilidade de compartilhar as informações uma vez que o quadro de planejamento fica fixado em local de fácil acesso.

O quadro deve incluir as principais informações sobre o que deve ser feito e as apresentar de forma didática. Ao fazer isso qualquer colaborador consegue compreender, identificar o objetivo do que é executado e acaba ficando mais engajado. Sem falar que pode economizar com materiais impressos ou outros recursos para divulgar as informações.

Leia também Quadro de controle e gerenciamento: Como ele pode te ajudar com a gestão da produção?

Evitar que o planejamento seja negligenciado

Se as informações do quadro de planejamento estão em branco, logo começam os questionamentos. Se não houve nenhuma reunião para traçar e divulgar as metas da empresa, as cobranças acontecerão.

Essa será uma demanda exigida pelos funcionários que querem saber como organizar as tarefas deles e a gestão não terá como negligenciá-la.

Leia também Por que os quadros de gestão à vista da Quadrimark são sua melhor opção?

Permitir a autogestão

Os profissionais precisam de autonomia, quando sentem que possuem responsabilidades e que os gestores confiam neles acabam se empenhando e produzindo mais. Com as atividades planejadas cada pessoa saberá qual a função dela e o que precisa ser feito para entregar o que eles esperam.

Os colaboradores começam a se autogerenciar para atingir o patamar esperado, sem que haja a necessidade de cobrança ou supervisão excessiva. Tudo funciona de forma mais sincronizada e há uma melhora no ambiente de trabalho, pois, não haverá tarefas pendentes e nem sobrecarga das equipes.

Existem diferentes motivos para que o quadro de planejamento seja utilizado e, em todos os casos ele permite que a empresa consiga aprimorar o método de trabalho e atingir os resultados.

Conheça nossos quadros de gestão!

Comentários
Whatsapp