Como melhorar a produtividade da sua equipe

Como melhorar a produtividade

Otimizar as tarefas é uma das formas de como melhorar a produtividade. Conheça outras!

Conseguir bons resultados e garantir um desempenho satisfatório é uma preocupação de todo gestor. Encontrar formas de como melhorar a produtividade é mais do que uma necessidade, pois isso é que garantirá o sucesso da empresa e dos colaboradores.

Aumentar a produtividade não significa sobrecarregar a equipe, a levando a exaustão, mas, garantir que possam gerar melhores resultados sem que fiquem insatisfeitos. Para que sejam realizadas melhorias e se atinja as metas almejadas, separamos algumas dicas de como melhorar a produtividade. Confira.

 

Aplique feedbacks constantemente

Feedbacks são fundamentais para que o colaborador entenda como o seu trabalho é visto e se atende as expectativas do gestor e organização. É nesse momento que se pode alinhar informações, dar sugestões de melhorias e indicar o que deve ser mantido.

Ao contrário do que muitos chefes pensam, o feedback não é um momento de chamar a atenção do colaborador por ter feito algo erado. Ele deve ser uma orientação em que ambos podem expor os seus pontos.

Receba nossas dicas!

Elimine as tarefas desnecessárias

A tecnologia é uma grande aliada em todas as empresas, pois permite que parte das tarefas e do processo produtivo seja automatizado e simplificado. Não importa qual a área, todas podem contar com softwares, aplicativos e outros recursos tecnológicos que atuam como aliados.

Reveja todo o processo e busque eliminar a burocracia e o trabalho que não exige conhecimento técnico e pode ser automatizado.

 

Trabalhe com metas

Estabeleça metas para que sua equipe tenha como mensurar se a produtividade está boa ou baixa. Entretanto, cuidado para que esses indicadores não causem uma grande pressão e leve os colaboradores a estafa.

Use metas possíveis de alcançar, as reveja com frequência e ouça os colegas de trabalho para encontrar soluções de como melhorar a produtividade e qualidade.

 

Prepare novos líderes

Capacitar os funcionários é necessário para que eles se desenvolvam e isso envolve a liderança. Não tenha medo de deixar a sua equipe evoluir a ponto de ter diversas lideranças, isso fará com que se sintam donos do negócio e perceberá como a produtividade melhora com essa ação.

Ensine técnicas de gestão, como lidar com as pessoas, tomadas de decisões e outros. Sua equipe terá autonomia e poderá focar no que gera resultado.

Substitua os relatórios por quadros de gestão à vista

Os relatórios são importante, mas não precisam ser usados a todo momento, principalmente quando podem ser simplificados e atingirem objetivo. Em vez de enviar diversas páginas com números, opte por um quadro de gestão à vista.

Os indicadores serão demonstrados de maneira simplificada e chamará muito mais a atenção do que um anexo no e-mail ou uma pilha de documentos. Dessa forma os colaboradores ficarão informados dos objetivos e saberão o que precisa ser feito para melhorar os indicadores.

Saber como melhorar a produtividade vai muito além de usar a tecnologia, trabalhar com relatórios ou preparar pessoas. Ela é uma combinação de diferentes fatores e empenho de todos os colaboradores, garantindo que os resultados estejam alinhados com os objetivos da organização.

Quer saber como melhorar a produtividade com quadros de gestão? Conheça alguns modelos.

Conheça nossos quadros de gestão!

Comentários
Whatsapp