Baixa produtividade: Como resolver o problema em sua empresa!

Baixa produtividade

Para resolver a baixa produtividade é preciso ter foco e colaboradores envolvidos. Veja algumas ações que podem ajudar nesse processo.

Toda empresa em algum momento enfrenta problemas, um deles é a baixa produtividade que preocupa muito. Saber que a produção poderia estar melhor e gerando resultados mais positivos para a organização é um dos pesadelos dos gestores.

Entender a causa do problema é necessário, mas deve-se ir além e trazer soluções que possam garantir melhores indicadores. Veja algumas formas de resolver o problema de baixa produtividade e como os resultados podem mudar.

Ter foco para saber o que se quer alcançar

O ponto focal ajuda a explicar o que deve ser feito e onde se quer chegar. Analise quais são os principais ofensores da baixa produtividade e aja neles.

Pode haver mais de um problema e atacar todos ao mesmo tempo, nem sempre é a melhor solução. Para que não se perca o foco é importante definir quais são as prioridades e segui-las.

Receba nossas dicas!

Melhorar o planejamento para organizar as tarefas

O planejamento pode auxiliar em outro problema, o foco. Ao projetar é possível organizar a produção e definir metas claras, os processos, responsáveis por eles e outros.

Por meio do planejamento se estabelecem objetivos, sendo possível saber se estão sendo atingidos e quais ações podem ser implementadas para que ocorram melhorias. Estruturar as ações antes de colocar em prática evita resultados ruins e prejuízos.

Capacitar os colaboradores para combater a baixa produtividade

Se a mão de obra não estiver capacitada adequadamente não conseguirá atingir as expectativas. Treinar os colaboradores faz com que eles entendam a importância do trabalho e qual processo devem seguir.

Quando preparados conseguem executar as tarefas com excelência e superar barreiras. Para driblar a baixa produtividade e auxiliar nas tarefas é válido usar quadros de aviso com instruções que possam amparar os funcionários em momentos de dúvida.

Leia também Falta de previsibilidade na produção da sua empresa? Veja como resolver! 

Eliminar as limitações internas para a produtividade melhorar

A baixa produtividade pode ser resultado apenas da má administração, sendo preciso eliminar as limitações internas. Entenda esse tópico como profissionais sem capacitação, planejamento ineficiente, falta de gestão entre outros.

O primeiro passo para superar essa barreira é realizar uma auditoria a fim de identificar gaps que possam ser trabalhados. Feito isso elabore um plano de ação e faça acompanhamento dos resultados. É aconselhável deixar os números à vista em um quadro de gestão para que todos possam acompanhar e participar das mudanças.

Quadros de gestão à vista da Quadrimark

Envolver e motivar os colaboradores

Colaboradores desmotivados ou que se sentem fora do processo resultam em baixa produtividade. É preciso que cada membro da equipe entenda a importância do seu trabalho e como ele contribui com a empresa e colegas de trabalho.

Gestores e recursos humanos devem trabalhar em parceria visando valorizar o capital humano e os recompensando de alguma maneira, por exemplo, com um programa de desenvolvimento claro e estruturado.

A baixa produtividade costuma ser resultado de profissionais pouco capacitados e uma gestão omissa ou ineficiente. Mas, isso não significa que o quadro não possa mudar. Desde que haja o envolvimento dos líderes é possível mudar os resultados e tornar a empresa mais produtiva do que nunca.

Aproveite para conhecer alguns quadros de gestão à vista que podem auxiliar nas ações que combatem a baixa produtividade.

Comentários
Whatsapp