Quadro de gestão à vista – Como escolher o melhor?

quadro de gestão à vista

A escolha do quadro de gestão à vista deve considerar a necessidade de cada área. Esse é apenas um dos fatores a se pensar, saiba quais são os outros.

O quadro de gestão à vista pode ajudar as empresas a melhorarem seus processos, acompanhar indicadores, planejar e manter uma comunicação adequada. Todos esses benefícios podem ser conseguidos desde que a escolha seja feita de forma adequada e pensando nas necessidades.

Optar por um quadro de gestão à vista errado pode causar confusão ou até mesmo o efeito contrário do esperado. Para não ter erros, confira algumas dicas para acertar na escolha.

Compreenda qual informação será apresentada

Antes de adquirir um quadro de gestão à vista é preciso pensar para qual finalidade será utilizado. Por exemplo, um quadro branco pode ser mais versátil em reuniões ou para colocar recados rápidos.

A informação é que definirá qual o tamanho, se haverá algum desenho ou gráfico fixo e também influenciará no local que deve ser colocado. Não é indicado improvisar qualquer quadro, cada indicador, escala ou informativo precisa ter o seu quadro de gestão à vista próprio.

Entenda qual a necessidade da área

Cada área possui necessidade de trabalhar com indicadores e informações específicas e isso deve ser considerado. A área de recursos humanos, muitas vezes, precisará de informações qualitativas, enquanto o financeiro possui um foco maior no quantitativo.

Um quadro de gerenciamento e controle talvez seja mais adequado no financeiro e pode ter desenhos e gráficos estampados que são utilizados com frequência.

Saiba o impacto que a informação pode causar nos colaboradores

A ideia do quadro de gestão à vista é facilitar o acesso às informações, porém, ele precisa ter o resultado esperado. Um quadro informativo pode muito bem transmitir orientações simples sobre procedimentos ou rotinas da empresa, mas, se esses dados forem inseridos em um quadro de planejamento não será entendido.

Deve-se saber como a informação será recebida e se transmitirá a mensagem sem causar ruídos ou estranheza.

Pense em aumentar a produtividade

As empresas querem ser mais competitivas e para isso utilizam diversos quadros de gestão à vista. Para a diretoria opte por quadros de planejamento que permitirão estabelecer as estratégias de forma organizada.

Áreas como qualidade e produção podem necessitar de quadros de gerenciamento e controle, a fim de acompanhar o desempenho do setor e intervir quando for necessário para que os objetivos sejam atingidos.

Leia também Como melhorar a produtividade da sua equipe?

Organize a equipe de trabalho com um quadro de gestão à vista

Se a ideia é organizar as escalas de trabalho e deixar todos os colaboradores cientes, um quadro de atividades e escalas pode ajudar. Para escolher o mais adequado deve-se verificar quais informações serão necessárias, como nome de colaboradores, nome das equipes, supervisores, turno, escalas e outros.

Para que o quadro de gestão à vista seja o mais adequado pode ser feito um sob medida, dessa forma nenhuma informação necessária para a elaboração das escalas será deixada de fora.

Para escolher o melhor quadro é preciso saber o que se espera conseguir com ele e quais são as opções disponíveis. Para não ter erro pode-se optar por modelos prontos e quando essa ideia já estiver mais amadurecida substituir por opções personalizadas.

Para conhecer alguns dos quadros de gestão à vista existentes visite as soluções da Quadrimark.

Conheça nossos quadros de gestão!

Comentários
Whatsapp