Melhoria de processos: O que é e como pode ajudar minha empresa?

Melhoria de Processos

Se a sua empresa está passando por um período de baixa produtividade e os colaboradores estão desmotivados, talvez seja o momento de começar a pensar em melhoria de processos.

Mas, o que exatamente é a melhoria de processos? Ela tem como objetivo fazer com que todos os procedimentos dentro da organização funcionem e sejam realizados de forma controlada do início ao fim.

Os benefícios dessa técnica são: cortar custos, evitar erros, aumento da rentabilidade, melhora na comunicação entre os setores e funcionários.

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Como realizar a melhoria de processos?

Antes de fazer a aplicação de uma nova estratégia é essencial que o gestor do setor conheça todo processo do departamento para fazer uma avaliação e identificar o que precisa ser melhorado, isso pode ser feito por meio de mapeamento.

O segundo passo é conversar com todas as pessoas que estão envolvidas no setor que precisa passar por melhoria de processos. É necessário que todos entendam a sua verdadeira função dentro dessa nova fase.

Depois de conseguir todas essas informações, está na hora de definir como esse novo procedimento vai ser adotado, faça uma reunião com a equipe. Assim que definida qual vai ser a forma de implantação está na hora de colocar em execução.

Importância

Para que uma empresa desenvolva todas as suas atividades com eficiência é imprescindível que todos os departamentos se conversem e tenham harmonia. Isso pode ser feito por painéis informativos distribuídos nos ambientes.

Essa é a importância de fazer mudanças nos processos, melhorar as atividades dos funcionários para que todo o trabalho seja feito com qualidade e no tempo certo.

Posso melhorar processos já existente?

Para obter melhores resultados é preciso investir em melhoria de processos para garantir que prazos sejam cumpridos e o cliente saia satisfeito, mesmo que seja necessário mexer em processos já existentes.

Leia também Mapeamento de Processos para PME – Como fazer?

Benefícios

Após entender como funciona cada processo da instituição, isso se torna um diferencial competitivo no mercado. Assim todos os responsáveis conseguem ver em qual situação a empresa está e como será possível alcançar bons resultados.

Veja mais algumas vantagens:

  • Monitorar o que está sendo feito;
  • Fazer o planejamento de cada passo do processo;
  • Satisfação dos clientes;
  • Agilidade na execução das tarefas;
  • Menos erros durante o processo;

Com a melhoria de processos é possível evitar o desperdício de tempo e enxergar novas oportunidades de investimentos.

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