O que é kanban e como funciona?

O que é Kanban?

Saber o que é Kanban é o primeiro passo para agilizar a produção e ganhar produtividade.

Existem diferentes métodos utilizados nas empresas para fazer a gestão e organizar o fluxo produtivo. Um deles é o Kanban, que muitas vezes têm seu nome conhecido, mas técnica pouco difundida. Por conta disso, não é raro ouvir essa pergunta: o que é Kanban?

O Kanban tem sua origem no Japão e significa sinalização ou cartão. Ele foi introduzido pela montadora Toyota, que precisava organizar o seu fluxo produtivo e mantê-lo eficaz. No Brasil, a sua técnica começou a ser difundida na década de 1980 e desde então vem sendo adotada por algumas empresas.

A utilização de cartões é uma de suas principais características, e esses permitem que se tenha uma visualização facilitada da produção.

É bastante comum que ele seja composto por quadros fixados em locais estratégicos e composto por cartões de diferentes cores e tamanhos. Esses ajudam a descrever as tarefas e as alocarem em suas fases corretas.

O que é Kanban de produção e movimentação?

Conhecendo o que é kanban é preciso entender a sua aplicação na prática para que seja utilizado, visando aumentar a sua produtividade e de seus colaboradores. Como foi criado para a indústria, essa continua sendo a sua maior aplicação, sendo dividido em Kanban de Produção e movimentação.

O Kanban de produção utiliza os cartões para demonstrar em que etapa da produção se está. O quadro costuma ser divido em: por fazer, executando e concluído. Conforme a produção avança, os cartões são movidos para o campo correspondente.

Ele também é usado para identificar o momento de repor as peças e iniciar um novo ciclo produtivo.

Já o Kanban de movimentação está mais relacionado à movimentação logística, pois, autoriza transição das peças entre os fornecedores, empresa e clientes. O quadro costuma levar o nome do produto e os cartões indicam em que etapa este está.

Em setores administrativos o Kanban é usado para organizar as tarefas, atribuir os responsáveis por elas e estabelecer prazos. Isso evita a ociosidade de alguns colaboradores, permite a tomada estratégica de decisões e agiliza os processos.

Leia também 5 problemas causados por falta de indicadores de produtividade

O Kanban e suas vantagens

Saber o que é Kanban permite entender as suas aplicações e quando ele deve ser utilizado, porém, o seu uso visa proporcionar alguns benefícios para as empresas. Dentre as vantagens conseguidas está:

  • Redução de despesas com o estoque
  • Manter o fluxo de produção flexível com um acompanhamento em tempo real
  • Organização e melhora na produção
  • Diminuição de desperdício de recursos
  • Facilidade de identificar o que está sendo apresentado
  • Possibilidade de usar o Kanban em diferentes áreas da empresa
  • Evitar a ociosidade produtiva

Essa técnica japonesa ganhou o mundo por garantir bons resultados nas empresas que a adotaram. Por ser simples de aplicar, acabou conquistando não apenas os gestores, mas profissionais operacionais.

Agora que já sabe o que é Kanban, em que área da sua empresa pretende adotá-lo? Já pensou em ter um quadro dedicado para aplicação dele? Entre em contato conosco:

Comentários
Whatsapp