Produtividade e qualidade: Como aliar os dois temas?

produtividade e qualidade

Produtividade e qualidade, será que é possível unir essas duas coisas? Em um primeiro momento pode ser que as duas palavras soem antagônicas; ou se tem alta produtividade ou alta qualidade.

Na pratica, a alta produtividade sem qualidade nada significa, do mesmo modo a alta qualidade com baixa produtividade pode não representar o melhor cenário para uma empresa. Mas sim, é possível alinhar ambos na medida certa para o seu modelo de negócio!

Receba nossas dicas!

Mas o que de fato é qualidade?

Quando se fala em qualidade os sinônimos que vêm a nossa cabeça são atributos de excelência, durabilidade, precisão, resistência e afins. Claro de dependendo do produto esses adjetivos podem variar, mas em suma, um objeto precisa cumprir o papel a que se presta de maneira eficiente.

O que é produtividade satisfatória?

Nem sempre mais é melhor. Às vezes é preciso encontrar a curva perfeita entre o volume necessário e a produção possível sem afetar as características exigidas. Esta é uma percepção importantíssima seja qual for o seu ramo de atuação profissional. Nesse prisma a produtividade ideal é aquela que equilibra o tempo, o volume e a qualidade.

Leia também Como administrar o tempo?

Estudo de caso – Montadoras – Carros populares x carros de luxo

Uma montadora de carros populares precisa atender à padrões de produtividade e qualidade diferentes das montadoras de carros de luxo. Entende a equação? Aqui fica claro que cada demanda e cada produto tem uma curva de produtividade e qualidade diferente e isso geralmente é percebido com facilidade pelo público também.

Saber onde o seu produto se encaixa no mercado, o que é esperado dele e quanto você precisa produzir, vai te ajudar a ter mais clareza na hora de planejar e determinar a sua curva de produção e qualidade. Tendo em vista que nem sempre produzir mais é sinônimo de render melhor ou oferecer um produto mais desejado.

Leia também Quadros personalizados para empresas: Opcional ou obrigatório?

Como aliar produtividade e qualidade

Se você conhece a sua curva ideal de produtividade e qualidade, com alguns parâmetros resultados da tentativa e erro, será possível determinar quais atividades requerem mais tempo para serem realizadas com a excelência necessária e quais podem ser agilizadas sem afetar o resultado esperado.

Este conceito se aplica não apenas à fabricas, mas a qualquer atividade que precise ser realizada em uma rotina empresarial, como a confecção, análise e conferência de documentos, atendimento ao cliente, limpeza, projeto, criação e execução.

Aliar produtividade e qualidade é um conceito plástico que pode variar de empresa para empresa, produto para produto e de processo para processo. Mas esta equação é uma simbiose (termo utilizado em biologia para representar a associação com benefício mútuo) coringa que precisa ser compreendida e assimilada bem, para ser aplicada, pois, seus efeitos repercutem em todos resultados – micros e macros empreendimentos.

Leia também Quadro branco de vidro: Como posso utilizar na minha empresa?

Quadros de gestão à vista da Quadrimark

Padronização é o caminho das pedras

Geralmente, o melhor caminho para a excelência é a padronização. Conhecer perfeitamente o seu produto ou serviço, saber o que o seu público espera dele e mapear as etapas e processos até a entrega final possibilita descobrir as melhores práticas e replicá-las como padrão.

Padronizar é sinônimo de reduzir tempo e custos, possibilitar que uma tarefa possa ser ensinada e realizada por mais de uma pessoa e ainda garantir que os resultados serão sempre os esperados e esta é a máxima de qualquer empresa.

No que tange a melhoria dos processos de trabalho em todos os setores da economia, conte com os produtos Quadrimark para apoiar essas transformações e adesão de novos hábitos.

Comentários
Whatsapp